Você já se perguntou se é correto dar leite de vaca ao bebê? Essa é uma dúvida importante.
No entanto, a resposta é não! A composição do leite de vaca não é adequada aos nossos bebês. O único leite que deve ser dado à criança até 1 ano, e preferencialmente até os 2 anos, é o leite materno, que tem todos os nutrientes necessários para o organismo da criança. É claro, em casos específicos deve-se utilizar a fórmula, mas esta é modificada para não agredir o organismo do bebê.
Por que não oferecer leite de vaca ao bebê
Alguns motivos importantes para você não oferecer o leite de vaca:
- Pode causar alergia e sangramento intestinal devido ao tamanho da proteína presente no leite
- Há maior quantidade de sódio, que pode aumentar o risco de hipertensão e problemas nos rins
- Tem concentração insuficiente de nutrientes como ferro e vitamina E
- É contraindicado para crianças menores de 1 ano pela Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Academia Americana de Pediatria
Alergia ou intolerância ao leite
Ao introduzir o leite de vaca após o 1º ano de vida, é importante ficar atento aos sinais que podem indicar uma alergia ou intolerância. No caso da alergia, em que há reação do sistema imune à proteína presente no leite, a criança pode apresentar sintomas de pele (coceira, placas, urticária e angioedema), gastrointestinais (vômitos, dor abdominal, diarréia), respiratórios (tosse, coriza, falta de ar), dificuldade de ganho de peso e altura.
No caso da intolerância, devido à má digestão da lactose, pela deficiência ou produção insuficiente da lactase, enzima que atua na digestão da lactose, estarão presentes principalmente os sintomas gastrointestinais, como diarreia, dor abdominal e gases.
Na dúvida, sempre se consulte com o pediatra para definir a melhor conduta.