Por que ocorre o mau odor nas axilas?
Uma dúvida muito comum dos pais é quanto ao uso dos desodorantes devido ao mau odor. O mau odor não é apenas sinal de avanço puberal. Crianças começam a tomar banho sozinhas e sem supervisão e precisam ser ensinadas sobre a forma correta de higiene. Uso de sabonete e uma esponja suave são bem-vindos e essenciais. Secar corretamente e usar roupas de tecidos naturais e respiráveis também.
Sinais de puberdade
Atenção aos sinais de puberdade associados ao aparecimento de odores axilares. Surgimento de pêlos, desenvolvimento de mamas, mudança de humor entre outros são sinais a serem observados. A consulta com o pediatra da sua confiança nesse momento não deve ser dispensada.
Quando é recomendado o uso de desodorante?
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o uso de desodorantes somente após os 12 anos de idade e o uso fora dessa faixa etária deverá ser orientado e acompanhado por seu pediatra. Se o problema continua após ser descartada e corrigida a má higiene, temos algumas alternativas e etapas a cumprir.
Qual produto pode ser utilizado?
Se o desodorante for necessário, precisamos de um produto hipoalergênico, sem perfume ou com um muito discreto, sem álcool e de preferência sem alumínio. Produtos que têm ação adstringente também são uma opção alternativa ao uso de desodorantes e antiperspirantes. Exemplos ótimos são o Leite de Rosas e pomadas com óxido de zinco (ex: Minancora).