Principais queixas

Conheça as principais condições que atendemos, diagnosticamos e tratamos em nosso consultório.

Pediatria Geral, Alergia e Imunologia

Asma

A Asma é uma doença crônica muito comum na infância, caracterizada por uma inflamação que acomete os brônquios e as vias respiratórias causando estreitamento destas vias e dificuldade para respirar. É importante ficar atento aos principais sintomas que podem aparecer na criança para evitar o agravamento da condição: tosse persistente, chiado no peito, dificuldade para respirar e respiração curta. Nesses casos, busque ajuda de um pediatra de sua confiança.

Rinite Alérgica

A Rinite Alérgica é uma inflamação crônica na mucosa da nasofaringe que ocorre em resposta a algumas substâncias ambientais. Essa reação é resultado de uma defesa do organismo contra os alérgenos que inalamos. Porém, em algumas pessoas, torna-se exagerada e crônica, provocando os sintomas de obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz.

Dermatite Atópica

A Dermatite Atópica é uma doença crônica inflamatória da pele que pode vir associada a outras condições, como asma e rinite. Ocorre devido a um comprometimento da barreira cutânea, gerando uma “secura” acentuada da pele. Geralmente, começa a se manifestar na infância e os casos mais leves têm a tendência de melhorar antes dos 10 anos de idade. A qualidade de vida dessas crianças é muito afetada e o tratamento otimizado fará toda a diferença.

Alergia Alimentar

A Alergia Alimentar é uma reação inflamatória em que o organismo reage contra determinadas substâncias presentes em alimentos. Os sintomas podem afetar diferentes partes do corpo, desde mãos, rosto, olhos até o sistema digestivo e respiratório. As crianças podem apresentar coceira e placas vermelhas na pele, inchaço nos olhos e lábios, vômitos, diarreia, cólicas e sangue nas fezes. Com mais frequência, a Alergia Alimentar na criança se apresenta devido à proteína presente no leite da vaca.

Cirurgia Pediátrica

Hérnia

As Hérnias são protrusões de um tecido ou órgão por um orifício de fraqueza da musculatura. Normalmente, na criança, ocorrem na região umbilical ou inguinal e podem estar presentes desde o nascimento. A Hérnia pode aparecer ou aumentar de tamanho em momentos de esforço ou choro e se apresentam como protuberâncias na virilha ou no umbigo. No caso da Hérnia Umbilical, a tendência é que esta desapareça e não provoque sintomas. Já a Hérnia Inguinal pode causar dor devido ao encarceramento, que requer atendimento médico de urgência.

Criptorquidia

A Criptorquidia ocorre quando um ou dois testículos não migram corretamente para a bolsa escrotal. A tendência é que haja resolução espontânea no primeiro ano de vida, mas é importante realizar o acompanhamento médico de forma adequada. Se não houver resolução, é necessário prosseguir para o tratamento a fim de prevenir complicações como infertilidade e infecções.

Fimose

A Fimose consiste na dificuldade ou incapacidade de exposição da glande do pênis devido ao excesso de pele (prepúcio) recobrindo a região. Essa condição tende a desaparecer com o passar dos anos, mas caso haja persistência é necessária realização de cirurgia. Nas crianças, a Fimose pode causar dor e inflamação e complicações como infecções urinárias.